23.03.2023
O PSD de Vila Nova de Famalicão saúda a nomeação do famalicense Jorge Moreira da Silva como secretário-geral Adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU).
Jorge Moreira da Silva também exercerá funções como diretor executivo da UNOPS, a agência das Nações Unidas responsável pela construção de infraestruturas e pela gestão de projetos nas áreas da paz e segurança, do desenvolvimento e da ajuda humanitária.
“A escolha de Jorge Moreira da Silva para a ONU é motivo de orgulho para todos os sociais-democratas famalicenses. E para o PSD é uma honra que o concelho de Vila Nova de Famalicão tenha dado ao mundo um militante que tem desempenhado funções tão nobres e de impacto global”, afirma Fernando Costa, presidente da Comissão Política do PSD famalicense.
Fernando Costa considera que o percurso académico e político de Jorge Moreira da Silva “é um estímulo para os jovens famalicenses olharem para a atividade política como espaço privilegiado de participação cívica”.
Depois de ter iniciado a sua vida política nas secções de Vila Nova de Famalicão da JSD e do PSD, tendo sido deputado municipal na década de 1990, Jorge Moreira da Silva construiu um trajeto ímpar, tendo trabalho desenvolvido em grandes organizações internacionais, designadamente no Parlamento Europeu e na OCDE, mas também no Governo de Portugal liderado por Pedro Passos Coelho, como ministro do Ambiente, entre 2011 e 2015, e na Presidência da República, como um dos conselheiros do Presidente Cavaco Silva.
Jorge Moreira da Silva é professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e professor Adjunto na Escola de Relações Internacionais de Paris.