Notícias

01.07.2022

Encerramento da Extensão de Saúde de Fradelos nos planos do Governo

Em resposta ao Deputado Jorge Paulo Oliveira a ministra da Saúde esclarece futuro daquela unidade de saúde e diz que os 261 utentes residentes em Fradelos não têm médico de família porque se recusaram a se inscreverem na USF de Ribeirão.

O Deputado social-democrata solicitou ao Governo que esclarecesse por quanto mais tempo se iria manter a falta de recursos na Extensão de Saúde de Fradelos, sem serviços há mais de seis meses, e se a aposta da ministra da Saúde passava pelo esvaziamento daquela unidade "para depois poder dizer que a mesma se encerrou por si própria".

A resposta foi clarificadora. Segundo o Gabinete de Marta Temido, a suspensão dos serviços na extensão de Saúde de Fradelos resultou da necessidade de proceder a uma concentração dos serviços como resposta ao combate à pandemia "o que obrigou ao encerramento temporário das unidades mais pequenas" dos Agrupamentos de Centros de Saúde, "concentrando-se os recursos nas unidades de maior dimensão". Nesse contexto a "resposta para os utentes de Fradelos sem médico foi transferida para a unidade de Ribeirão, sendo que o atendimento para os doentes com dificuldades respiratórias (ADRc), desde o início da pandemia esteve centralizado na sede do Concelho de Vila Nova de Famalicão".

Na resposta ao Deputado Jorge Paulo Oliveira, a ministra da Saúde nada esclareceu sobre o regresso do médico e do enfermeiro que já estiveram alocados naquela unidade de saúde, mas não deixou de salientar que o seu encerramento está nos horizontes do Governo. "No mais, importa esclarecer que a extensão de saúde de Fradelos, desde há vários tem como solução definida a inscrição de todos os seus utentes na USF de Ribeirão, sendo que o alargamento de 6 para 7 listas médicas visava a inscrição dos restantes elementos que em 2018 (926 utentes) se encontravam sem médico" pode ler-se na resposta oferecida ao deputado famalicense.

Em reforço desta ideia, a ministra da Saúde adianta que sempre que se justificar se procurará alargar o número de listas médicas da USF de Ribeirão, por forma a garantir os cuidados não só médicos, mas também de enfermagem, aproveitando para responsabilizar diretamente os 262 utentes residentes em Fradelos sem médico atribuído por "recusa em se inscreverem na USF de Ribeirão, aquando do alargamento para a 7ª lista médica".

Pergunta - Extensão de Saúde de Fradelos - Consultar documento

Resposta - Extensão de Saúde de Fradelos - Consultar documento

Partilhar ››