04.08.2021
Esmeriz e Cabeçudos são"Freguesias irmãs e é assim que são tratadas", realça Paulo Cunha, a propósito da gestão autárquica de Armindo Mourão dos últimos oito anos e que se apresenta disponível a um novo mandato autárquico. "Trata as duas comunidades territoriais como se de facto fosse uma freguesia só, respeitando as diferenças (...) respeita a história e a identidade, os percursos autónomos (...) as suas associações, as suas dinâmicas, as suas gentes".
"Definimos prioridades em cada freguesia, foram muitas as obras a pensar nas pessoas" destaca o candidato Armindo Mourão, referindo-se, de igual forma, à equipa que o acompanha. "Somos apaixonados pela nossa freguesia (...) colocamos sempre as pessoas em primeiro lugar (...) sempre fizemos o que era importante e o que fazia falta".
"Sou testemunha da capacidade do Armindo Mourão, da sua envolvência com esta freguesia, (...) quis que estas comunidades crescessem em harmonia (...) sempre pretendemos equidade", refere Mário Pinto, mandatário local e atual presidente da Mesa de Assembleia da União de Freguesias, que se despede da vida autárquica, passando o testemunho de representante de Cabeçudos na lista da Coligação à União a Rosa Areal. "O que tem sido feito por estes homens, é exemplar na forma como têm trabalhado em prol da nossa união de freguesias", disse a mandatária de Cabeçudos, referindo-se a Armindo Mourão e Mário Pinto.
"Famalicão chegou a um patamar de excelência, e Esmeriz e Cabeçudos não são exceção" refere o candidato à Câmara, Mário Passos. "Há evidências do trabalho de Armindo Mourão (...) as obras físicas e as muitas obras imateriais (...) o envolvimento na comunidade, a forma como a estimula para ser parceira da junta".
Em jeito de balanço, Armindo Mourão destaca a obra feita na reabilitação das escolas básicas de 1.º ciclo de Esmeriz e de Cabeçudos que contribuíram para "melhorar as condições de alunos, professores e pessoal auxiliar, criando segurança e confiança aos pais" e a colaboração desenvolvida com a associação de pais, a coordenação da escola e parceiros sociais "para encontrar soluções para a comunidade escolar".
Em Esmeriz, o candidato lembra ainda a intervenção realizada na área envolvente da Igreja Paroquial, que "melhorou os constrangimentos de trânsito existentes na frente da igreja e nos acessos à mesma" e que incluiu a "construção da Casa Mortuária (...) assim como uma área para ampliação do cemitério" e um "parque de estacionamento com 80 lugares". Armindo Mourão deixa ainda a intenção de intervir a este nível em Cabeçudos, "o próximo passo será a ampliação do cemitério e a casa mortuária".
Relativamente à rede viária de Cabeçudos, o candidato às freguesias salienta a intervenção realizada na Estrada Municipal 509, que mudou completamente a imagem de Cabeçudos. "Dignificamos o que é hoje a Praceta de S. Cristóvão, criamos zonas de estacionamento na Avenida de S. Cristóvão e na Avenida de Reguengo".
A nível de projetos futuros, Armindo Mourão "quer que as pessoas se virem novamente para o rio" e vai trabalhar cada vez mais nesse sentido, lembrando o exemplo da intervenção realizada no Moinho de S. Marçal, localizado numa das margens do rio Pelhe, em Esmeriz. Em Cabeçudos, "Vamos criar uma zona ribeirinha, de forma a valorizar o Rio Pele", disse, salientando a aquisição efetuada do terreno entre o Parque do Juncal e o rio. "Este espaço será alvo de uma enorme intervenção e irá complementar o atual Parque do Juncal, criando um polo único num total de 14.000 m2", realça.
Desta forma, Armindo Mourão demonstrou mais uma vez a vontade de valorizar as zonas ribeirinhas de Esmeriz e Cabeçudos.
Mário Passos crê que a preocupação ambiental demonstrada por Armindo Mourão, nomeadamente, a gestão eficaz das áreas ribeirinhas, a par da valorização do património adjacente, são cruciais para o bem-estar comunitário. Conferindo "um reforço da identidade local, um maior apreço pela nossa história e as nossas raízes", ao mesmo tempo colmatando uma preocupação que lhe é premente. "Queremos que as pessoas se sintam cada vez melhor e mais envolvidas na sua comunidade", destaca o candidato à Câmara Municipal.