Este artigo tem por base a intervenção que realizei na assembleia municipal no dia 30 de novembro de 2021 na discussão sobre as Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município para 2022 e tem como finalidade congratular a Câmara Municipal pelo documento apresentado. Como jovem e membro da JSD de Vila Nova de Famalicão, acredito que este orçamento é um orçamento que manterá o município de Famalicão no centro do triunfo e que se preocupa com a promoção da participação, criatividade e equidade da juventude famalicense.
Posto isto, gostaria de realçar os seguintes pontos:
A disponibilização de serviços de informação para jovens sobre oportunidades nos domínios da educação e formação na Europa fornecida pelo Ponto Eurodesk e a Plataforma internacional, que tem como missão facilitar atividades juvenis, de modo a atingir os objetivos da mobilidade juvenil e a troca de experiências; abrem portas para as experiências internacionais dos jovens famalicenses, experiências que contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional. A aposta na mobilidade internacional é, assim, um ponto a salientar, tendo em conta que a nossa geração tem muitos objetivos a este nível, como estagiar, estudar a até realizar voluntariado no estrangeiro e que a experiência profissional é cada vez mais valorizada no meio profissional.
Outro ponto bastante relevante diz respeito ao estímulo que é dado à criatividade da juventude, passando pelo Famalicão Youth Fest, o festival de cinema jovem Ymotion e os estágios Jovem Orquestra Famalicense que são sempre um sucesso dentro da comunidade. Ao mesmo tempo, a promoção e animação cultural oferecida pela cidade, como as festas Antoninas, o Carnaval, o Festival de Teatro Amador Terras de Camilo e a Feira de Artesanato e Gastronomia são prioridade estratégica do município, visto que, potenciam a diversidade cultural do território e envolvem a sociedade civil nessa cultura.
Num terceiro ponto, é de extrema importância abordar a aposta na área do desporto, nomeadamente, o apoio financeiro aos seguros e inscrições federativas dos atletas de diversas modalidades desportivas e a candidatura a cidade europeia do desporto, que considero que em muito contribuirá para o sucesso continuado dos jovens desportistas famalicenses.
Não poderia mencionar as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 sem mencionar a Educação, temática que é aposta constante da autarquia. Primeiramente, destacar os projetos de requalificação das demais escolas do município, tanto no ensino básico como no secundário. Segundamente, mencionar as medidas de ação social escolar, tais como, o financiamento da aquisição de manuais escolares e cadernos de atividades, o planeamento e organização de transportes escolares e a disponibilização de apoios alimentares. Termino por abordar os principais projetos educativos municipais para 2022 que se concentram na cidadania, saúde e bem-estar, educação ambiental, educação para a carreira e inovação e empreendedorismo. De salientar, o projeto “Acompanhar”, o projeto “Ser Europa”, o projeto “NutriEduca”, o Projeto “Escolas Empreendedoras” e o Projeto “Eu pertenço ao meu futuro”. Contando com vários projetos, a Câmara Municipal não mede esforços no que diz respeito à formação dos seus jovens.
A interculturalidade é um tema cada vez mais relevante devido à constante internacionalização e globalização que tem ocorrido a nível mundial. Assim, a Câmara Municipal apostou em medidas conducentes à promoção e valorização da interculturalidade, num contexto de respeito mútuo, medidas como o planeamento da realização de um encontro anual de culturas dos imigrantes e a conceção de um observatório local intercultural, sustentado em inquéritos e diagnósticos com fins estatísticos. No seguimento da promoção da interculturalidade, uma outra aposta prende-se com a integração dos migrantes com medidas como o reforço e aperfeiçoamento da divulgação do manual do migrante junto a um maior número de parceiros locais e regionais e o fomento da imagem de Vila Nova de Famalicão em plataformas digitais e redes sociais para a promoção do concelho. Neste âmbito, surge ainda o diálogo com as universidades e as demais instituições educativas para melhor identificar principais dificuldades dos estudantes estrangeiros que por cá estudam e estagiam. Num momento, em que o nosso país sofre com a captação e retenção de talentos, é extremamente importante a aposta por parte da autarquia em medidas atrativas não só para os estudantes internacionais que escolheram o nosso concelho para estudar ou estagiar, mas, também, para talentos internacionais que possam considerar viver em Famalicão.
Termino por agradecer o alargamento do horário da sala de estudo na casa da juventude, local escolhido para acolher os estudantes enquanto a biblioteca municipal está em obras, que permite aos estudantes, sobretudo aos trabalhadores estudantes, um espaço de estudo que se adequa à disponibilidade de cada um.
Sem dúvida, que é um orçamento que tem em vista os melhores interesses para Vila Nova de Famalicão e que honra o compromisso assumido para com os famalicenses. Num ano que será o Ano Europeu da Juventude, os jovens famalicenses podem contar com a sua Câmara Municipal, a qual aposta incessantemente na geração e no seu futuro.
Beatriz Sousa
Beatriz Sousa