Defender uma relação sustentável entre a humanidade e o planeta é fundamental. Neste sentido, para que tal seja possível é necessário salvaguardar os ecossistemas e os recursos naturais de forma a assegurar a qualidade de vida no presente e no futuro.
Em Famalicão, as grandes opções do plano para 2022 demonstram um caminho responsável e que responde às escolhas dos famalicenses.
O ambiente e a sustentabilidade serão apostas fortes desta câmara, onde podemos destacar a aposta na modernização das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Pretende, também, dar continuidade a um conjunto de medidas que possam permitir a redução de forma progressiva das perdas reais existentes no sistema de abastecimento de água.
Na promoção da sustentabilidade ambiental, o nosso município quer reforçar o compromisso com a promoção de um desenvolvimento sustentável e de atingir a neutralidade carbónica. Para tal, irá implementar a Agenda Local 21 e promover o planeamento e gestão estratégica de âmbito municipal de adaptação às alterações climáticas. Irá desenvolver a nível local um projeto que pretende desenvolver a prevenção, reparação e reciclagem de resíduos, contribuindo para o fomento da economia circular, através da adoção de uma abordagem participativa e integrada, de onde possam resultar impactos económicos, ambientais e sociais positivos.
Promover o projeto “os nossos rios” será uma realidade, agrupando a requalificação e reabilitação dos rios e das margens, contribuindo para a biodiversidade dos ecossistemas, assim como sensibilizar a comunidade para a preservação dos mesmos.
A arborização do território com espécies autóctones será uma prioridade, criando condições para a plantação de 30000 árvores até 2030, contribuindo assim para o enriquecimento da biodiversidade, a diminuição do carbono e a melhoria da qualidade do ar.
Na transição energética, esta câmara tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento ecologicamente sustentável do território. Desta forma irá promover a substituição progressiva da frota automóvel por veículos elétricos e procurará implementar a eletroprodução visando o autoconsumo e as comunidades de energia.
Na eficiência energética o município irá promover a modernização do sistema de iluminação pública e dos equipamentos desportivos com vista a atingir uma gestão inteligente do consumo de energia.
Este município tem como objetivo desenvolver modos suaves de transporte. Para tal promoverá a realização de medidas que possam contribuir para a mobilidade ciclável e pedonal, potenciando um território mais coeso, saudável e sustentável.
É com medidas como estas que podemos garantir o presente e o futuro do nosso município. Um município preocupado com o bem-estar de todos, respeitando a sustentabilidade dos seus ecossistemas, reforçando a economia circular e descarbonizada, apostando em novos vetores energéticos. Estou certo que o município e os famalicenses estão comprometidos com este Famalicão ecológico.
Firmino Vila Verde Costa
Deputado Municipal Partido Social Democrata
Firmino Vila Verde Costa