26-10-2016
Quando há cerca de dois anos um grupo de jovens empreendedores me veio apresentar um projeto na área da Indústria 4.0 fiquei um pouco surpreendido. Olhando agora para trás no tempo, considero que não estávamos assim tão longe do “Regresso ao Futuro 4”. Aliás, neste momento, já faz parte do presente!
É, pois, com enorme satisfação que constato que o projeto em causa, o Kortex, é hoje uma realidade e está a dar as suas cartas na Incubadora Famalicão Made IN, nas instalações da empresa Riopele, desafiando e mostrando oportunidades às empresas e à própria Riopele, com quem está inclusivamente a desenvolver uma outra iniciativa conjunta.
Não restam dúvidas que os conceitos Indústria 4.0 e Internet das Coisas, que no seio produtivo significam um ambiente onde todos os equipamentos e máquinas estão conectados em redes disponibilizando informações de forma única, constituem uma excelente oportunidade para o empreendedorismo, nomeadamente para o empreendedorismo de base tecnológica. Reduções de custos, economia de energia, aumento da segurança, conservação ambiental, redução de erros, fim do desperdício, transparência nos negócios, aumento da qualidade de vida, são algumas das áreas possíveis para novos projetos e novos desenvolvimentos.
Conjugar as oportunidades que esta nova revolução industrial está a gerar com a dinâmica e onda de empreendedorismo que o país está a assistir é, assim, uma excelente oportunidade para consolidar aquilo que a Revista Forbes apelidou de “os novos descobrimentos”, caraterizando o país como famoso pelos descobrimentos marítimos, pela riqueza histórica e cultural e, agora, pelo seu investimento no empreendedorismo.
Nesta linha está o concelho de Vila Nova de Famalicão, uma das principais economias industriais do país e que, apesar de ser já o terceiro município mais exportador do país e o primeiro do Norte, quer continuar a potenciar a genética empreendedora e a vocação exportadora que o caracterizam, como são exemplos os dois polos da Incubadora Famalicão Made IN.
Augusto Lima
Coordenador do Famalicão Made IN