29.07.2020
O reconhecimento conferido pelas Nações Unidas ao município de Vila Nova de Famalicão pelas medidas tomadas no combate à pandemia de Covid-19 é, naturalmente, motivo do maior orgulho e satisfação para os famalicenses e para o Partido Social Democrata. Satisfação pelo significado que encerra, pelo termo de comparação que possibilita e, naturalmente, pela organização que o confere.
Desde logo, significa que a Câmara Municipal, no meio de tantas incertezas, não faltou aos famalicenses, colocando-se na linha da frente do combate à pandemia, de forma inovadora, sem olhar a esforços e ultrapassando mesmo do ponto de vista legal, as suas competências, atribuições e responsabilidades.
Este destaque conferido pelas Nações Unidas é igualmente a validação do contributo decisivo que a politica camarária concedeu e concede na mitigação dos impactos sociais e económicos desta pandemia que assume especial relevância junto dos famalicenses com maior vulnerabilidade económica, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades e a encarar o futuro com justificada esperança.
Os municípios distinguem-se pela sua capacidade de superar as adversidades e responder eficazmente aos grandes problemas que se colocam às suas populações. Vila Nova de Famalicão teve essa capacidade, teve esse arrojo, teve esse impulso que é agora reconhecido pela ONU, uma distinção que não é atribuída “à molhada”, onde cabem todos ou quase todos, mas, antes pelo contrário, é seletiva ao ponto de só outros quatro municípios portugueses serem alvo de igual destaque.
Estamos convictos e seguros que nenhum famalicense fica indiferente à circunstância de ver o seu município integrar uma lista de cidades como Barcelona, Londres, Nova Iorque, México ou Toronto, que desenvolvem politicas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da covid-19 em configurações urbanas.
Há muito que Vila Nova de Famalicão se tornou numa referência nacional nas políticas sociais e económicas municipais, agora essa referência assume uma dimensão mundial e isso só pode ser motivo de orgulho e de satisfação para os famalicenses, os destinatários e os beneficiários das mesmas.
A Comissão Política Concelhia do PSD felicita a Câmara Municipal por esta distinção e incita a mesma a prosseguir na definição e materialização de políticas, como o tem feito até aqui, com resultados práticos, visíveis, demonstráveis e positivos na vida dos famalicenses.