21.09.2021
A conclusão das redes de água e saneamento básico no concelho de Vila Nova de Famalicão é um dos desafios que Mário Passos, o candidato da coligação Mais Ação Mais Famalicão, assume como prioritário para o território. Com cobertura a 98% da rede de água e de 90% de saneamento, Mário Passos assume a necessidade de a Câmara Municipal continuar a fazer um grande esforço financeiro para cobrir esta necessidade básica, sobretudo ao nível do saneamento, que passou dos 83%, em 2017, para os actuais 90%, apenas com recursos financeiros da autarquia, num esforço superior a 3 milhões de euros.
Mário Passos quer, no entanto, acelerar o processo de prestação deste serviço público essencial à comunidade e vai avançar de imediato, caso se torne presidente da autarquia, com a disponibilização de um serviço de limpeza de fossas sépticas, enquanto não for assegurada a cobertura integral do território pela rede pública de saneamento de águas residuais.
“Desta forma vamos, na prática, disponibilizar o serviço de recolha de saneamento a 100% da população”, diz Mário Passos, assegurando que o preço do serviço da recolha através da cisterna será equivalente ao da rede.
O candidato realça a importância da medida através de um serviço público que, desta forma, vai chegar a toda a gente, e também, pela proteção ambiental inerente “não só pela salvaguarda dos lençóis freáticos mas também pela dissuasão de descargas ilegais para o meio ambiente.”
O ambiente é mesmo uma das preocupações fundamentais de Mário Passos que lhe reserva perto de cinco dezenas de medidas no âmbito da Agenda Famalicão Ecológico.
NB: Programa eleitoral disponível em AQUI