LIBERDADE

Hoje consideramos mais ao menos unanime que a liberdade em Portugal já se considera consolidada, relembramos que a mesma já adquiriu a sua fase adulta, mas isso não nos deve impedir de questionar os seus moldes.

Se por um lado defendo que não devemos ter a liberdade como adquirida, também defendo que a liberdade não deve ser pertença de alguns que se arrogam seus donos e tentam torna-la inflexível e não adaptável aos tempos modernos.

A liberdade deve ser flexível e moldável, adaptável aos tempos, em consonância com a sua génese. Por isso comemorar Abril hoje é muito mais do que recordar o passado, é louvar e recordar quem construiu a democracia mas também questionar a liberdade e construí-la para o futuro.

A liberdade foi conquistada para todos, não adquirida por alguns. Deste modo, deveremos constantemente questioná-la, tendo as presentes e as novas gerações a responsabilidade de melhorá-la. Melhorar a liberdade é recordar e louvar quem construiu a democracia.

É neste sentido que o Município de Vila Nova de Famalicão, realiza as comemorações do 25 de Abril, recorda e homenageia os que construíram a liberdade com a homenagem feita aos autarcas que foram eleitos em 1976 com descerramento da placa alusiva na Assembleia Municipal e a inauguração da praceta em memória de Lino Lima.

Mas o Município de Vila Nova de Famalicão não só recorda a liberdade como a promove, permitindo a todos os famalicenses participarem na construção de um Município melhor através de várias campanhas, como é o caso do sofá amarelo inserido no plano estratégico do “Famalicão visão 25”. Esta promoção do Município de Vila Nova de Famalicão no envolvimento e mobilização dos famalicenses enriquece a democracia e promove a liberdade.

Luís Ângelo Oliveira
1.º Secretário Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão

Partilhar ››