20.09.2021
A extensão da Variante Nascente à cidade de Famalicão até à zona do Talvai, onde vai nascer o futuro Centro de Atletismo, e uma via entre esta e o Centro Hospitalar de Famalicão, com uma nova rotunda sobre a Av. 9 de Julho, são o exemplo de uma nova frente de acessibilidades na Zona Norte da cidade que vão permitir a expansão da cidade e uma maior mobilidade citadina.
O Plano de Melhoria da Rede Viária para o futuro mais imediato de Vila Nova de Famalicão foi hoje dado a conhecer pelo candidato da coligação Mais Ação Mais Famalicão, Mário Passos, que acredita ser possível concretizar, na sua maioria, ao longo do novo ciclo autárquico que terá início ainda este ano.
O plano inclui ainda uma revolução profunda nas acessibilidades da área a nascente à Avenida Pinheiro Braga, que sofrerá ela própria um reperfilamento com duplicação das faixas de rodagem e criação de uma ciclovia paralela. Na zona envolvente, haverá espaço ao alargamento da via e outras melhorias que vão permitir uma circulação mais fluída e mais segura nos acessos à Escola Básica Dona Maria II. Também nesta zona nascerá uma nova ligação direta à EN 206. A intervenção vai abranger ainda a requalificação das acessibilidades no Bairro S. Vicente e na envolvente, junto à Casa das Artes e ao Centro de Emprego de Famalicão.
“É uma verdadeira revolução positiva que queremos fazer na zona norte da cidade, que nos vai permitir uma maior acessibilidade a serviços públicos fundamentais, como o Hospital, uma maior mobilidade para veículos, incluindo os meios de transporte suaves, e uma maior segurança para peões”, referiu Mário Passos na apresentação do plano aos jornalistas durante a manhã de hoje, segunda-feira.
O plano inclui ainda uma revolução nas acessibilidades a sul do concelho com a criação de uma nova via entre a Rua do Montoito, em execução em Ribeirão, e o futuro terminal ferroviário de mercadorias que vai ser criado em Lousado pela Medway, num investimento de 63 milhões de euros.
A esta frente junta-se um novo acesso à A7, em Fradelos, que será servido por uma ligação direta às Zonas Industriais de Fradelos e de Ribeirão, através da requalificação das Estradas Municipais 506 e 572-1 e da construção de uma variante a Fradelos.
“São intervenções fundamentais para o crescimento económico da zona Sul do concelho, uma área que já é um dos grandes centros económicos do Norte de Portugal”, refere o candidato. Mário Passos adianta ainda a intenção de garantir uma alternativa à Ponte Românica da Lagoncinha que liga os concelhos de Famalicão e Santo Tirso. “As Câmaras municipais estão a trabalhar nas revisões dos seus PDM’s de forma articulada, procurando viabilizar as condições para a criação de uma nova acessibilidade.”
Mário Passos falou ainda do trabalho que quer ver concluído com a Infraestruturas de Portugal para a Requalificação da EN 206 e que está a ser desenvolvido em conjunto com município de Guimarães, com criação de condições para a utilização pedonal de meios de transporte suaves.
No encontro com os jornalistas, Mário Passos reafirmou a importância “de uma boa planificação em Vila Nova de Famalicão, como condição sine qua non para garantir o Futuro de Famalicão”
Consulte AQUI o Plano de Melhoria da Rede Viária de Vila Nova de Famalicão.