17.07.2023
Há 49 anos, portugueses de diferentes quadrantes políticos lutaram e alcançaram a prerrogativa da representação democrática. A voz de um eleito local não é só a sua, mas a de um conjunto de concidadãos que ele representa. O respeito que qualquer eleito merece deve, portanto, ser multiplicado.
A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão é a casa de todos os que têm voz, isto é, de todos os eleitores, sendo o espelho da conquista do poder local democrático e também, pela sua natureza e composição, o espaço da democracia por excelência do nosso concelho.
A valorização da Assembleia Municipal passa necessariamente pela participação dos seus eleitos, pelo respeito das regras da boa educação e pela qualidade e elevação do debate político.
A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão regista e lamenta que a Assembleia Municipal esteja a ser o palco para uns quantos protagonizarem incidentes que desprestigiam a política, atentam contra a dignificação do órgão e que em nada respeitam os cidadãos que os elegeram, promovendo o seu afastamento da representação coletiva no governo local. Quem desprestigia a Assembleia Municipal está a desprestigiar também a vontade popular e a democracia.
Mas não se pense que nos referimos apenas a meras questões políticas ou altercações entre pares.
A defesa de posições de puro machismo sobre uma presidente de Junta de Freguesia e a intimidação verbal que motivou outro autarca a desistir do pedido de intervenção foram os dois últimos incidentes, provavelmente não os mais graves já registados, mas aqui sublinhados por terem ocorrido precisamente nas duas últimas sessões do órgão deliberativo.
Estes lamentáveis incidentes, para não serem classificados de outra forma, repetem-se praticamente em todas as sessões, tendo sempre a mesma origem e o mesmo protagonista: o líder do Grupo Municipal do Partido Socialista.
Estamos certos que o Partido Socialista não se identifica com os atos e conduta do seu líder na Assembleia Municipal, que só a ele o desqualificam, porque não se coadunam com a história e os princípios do partido que representa e dos 49 anos de poder local a que já aludimos.
O Partido Socialista é um dos principais responsáveis pela construção de uma democracia pluralista e socialmente avançada em Portugal, onde a liberdade foi sempre o elemento essencial do combate por uma sociedade mais solidária, justa e fraterna e o pluralismo das ideias e das opiniões foi sempre a marca característica da sua ação.
Neste contexto, pela dignificação e valorização da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, PSD e CDS-PP apelam genuinamente ao responsável máximo do Partido Socialista concelhio o seu empenho pessoal e institucional no sentido de oferecer garantias aos famalicenses que ocorrências como as retratadas e originadas pelo líder do seu Grupo Municipal passem definitivamente a fazer parte do passado.
Os partidos que suportam a Coligação Mais Ação, Mais Famalicão continuarão atentos e a pugnar pela dignificação do poder local e pela elevação de quem o representa.