10.08.2021
“Todo o concelho de Vila Nova de Famalicão tem registado um enorme desenvolvimento. E isso é evidente nesta União das Freguesias de S. Cosme, Telhado e Portela. Bernardino Martins e a sua equipa conseguiram duas coisas fundamentais: mais qualidade de vida para as populações e um equilíbrio notório entre as três freguesias”. Os méritos alcançados pelo executivo de Bernardino Martins nos últimos quatro anos foram enaltecidos pelo candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, este domingo, durante a apresentação da candidatura de Bernardino Martins à União de Freguesias de S. Cosme, Telhado e Portela.
Mário Passos que é atualmente vereador das freguesias da autarquia conhece bem o trabalho desenvolvido neste território e não se coibiu de elogiar a equipa que lidera a Junta de Freguesia, referindo que “temos aqui um território muito atrativo onde as pessoas vivem satisfeitas”.
O reconhecimento pela obra feita e pelo caráter de Bernardino Martins ficou também patente nas palavras de Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal. “Bernardino Martins é um homem do terreno que está sempre presente junto da sua comunidade. A população conhece-o bem, e ele conhece muito bem as associações, as famílias, as pessoas” referiu.
Paulo Cunha destacou ainda o seu trabalho na distribuição do território. “É um autarca que sabendo das diferenças entre as comunidades conseguiu manter sempre o equilíbrio nos investimentos. É disto que as comunidades precisam”.
Embalado pelo clima de confiança e otimismo reinante na apresentação da Coligação Mais Ação Mais Famalicão, Bernardino Martins começou por dizer que tem a melhor equipa. “Somos muitos, somos bons e não tenho dúvidas que somos os melhores”, afirmou, sublinhado que está disponível para “fazer ainda mais por esta terra e por estas gentes”.
“Somos os únicos que tem um projeto de verdade e desenvolvimento para a nossa União de freguesias, um projeto assente nas pessoas e para as pessoas. Queremos continuar a fazer desta terra a melhor do concelho de Famalicão”, realçou.
O autarca que se candidata a um segundo mandato lembrou o trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos, referindo que “tivemos de começar do zero, quando chegamos aqui”.
Neste momento, as obras estão à vista de todos, mas há ainda muito caminho para percorrer. Entre os principais investimentos, Bernardino Martins enumerou a rede de saneamento básico, que passou de 37 por cento para os atuais 85 por cento, “mas não vamos ficar por aqui”; a pavimentação e alargamento de inúmeras ruas, as obras de melhoramento nas escolas e jardins de infância; o apoio às associações e às famílias; o investimento no desporto no ambiente, entre outros.
“Tivemos alguns contratempos, mas também soubemos transformar as dificuldades em oportunidades”, salientou referindo-se, “com orgulho” à criação do Centro e Inovação, Investigação e Ensino Superior. “São Cosme é hoje um polo de inovação do concelho de Famalicão”, disse.
Para o futuro apontou alguns dos principais projetos como as obras de requalificação e construção da nova ponte sobre o rio Pelhe; a criação de uma loja social muito em breve e o futuro parque de lazer de Vale S. Cosme junto ao CIIES, entre outros projetos.