24.04.2023
A Revolução de 25 de Abril de 1974 proporcionou a Portugal a democracia e a liberdade, condições essenciais para a participação cívica de todos os cidadãos nas escolhas políticas que nos últimos 49 anos moldaram o nosso desenvolvimento coletivo.
Mas o 25 de Abril, por aquilo que representa, é uma revolução sempre inacabada. Assim, todos os dias, temos a responsabilidade de dar o nosso contributo para a construção de um país livre e democrático e de um concelho de Vila Nova de Famalicão melhor e mais desenvolvido. Na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal, nas diversas Juntas de Freguesia, mas também nos partidos políticos, nas empresas, nas escolas, nas famílias, onde houver pessoas.
Meio século depois, o balanço da revolução é extremamente positivo. Temos hoje em Vila Nova de Famalicão uma realidade que não existia em 1974. Temos educação para todos. Temos saúde para todos. Temos desporto para todos. Temos redes de abastecimento de água e saneamento básico. Temos parques verdes. Temos espaços culturais com programas direcionados a todos os públicos. Temos vias de comunicação que colocam Vila Nova de Famalicão como um dos grandes centros industriais de Portugal, assumindo a liderança nas exportações a norte de Lisboa.
Chegados aqui, é preciso aprofundar os valores de Abril, falando a verdade aos cidadãos e fazendo política com mais ética e mais transparência, pensando cada vez mais no interesse coletivo e cada menos nos interesses individuais. Certos comportamentos que todos os dias chegam ao nosso conhecimento através dos meios de comunicação, fazem com que as novas gerações não acreditem na política, nem nos políticos.
É esse o grande desafio do futuro próximo, nestes tempos de incerteza em que temos de enfrentar e vencer problemas novos que as dinâmicas sociais e civilizacionais nos colocam diariamente.
Se nos inspirarmos nos valores progressistas de Abril, estaremos, mais uma vez, à altura das exigências e temos tudo para vencer.
Fernando Costa
Presidente do PSD de Vila Nova de Famalicão