23.09.2021
A prevenção da doença é uma das grandes prioridades de Mário Passos para Vila Nova de Famalicão. “Uma comunidade saudável é um dos maiores investimentos que podemos e devemos fazer na área da saúde em Vila Nova de Famalicão”, refere o candidato.
No capítulo da prevenção cabem todos os programas de promoção de estilos de vida saudáveis já em curso, e que Mário Passos, se propõe a desenvolver e alargar, como, entre outros, o Mais e Melhores Anos para os seniores, o Cuida Jovem, espaço de saúde e bem estar particularmente dirigido para a juventude, o Famalicão em Forma, dirigido para a promoção da prática da marcha e da corrida para todas as idades. Inclui-se igualmente os programas municipais na área da educação para a saúde, de que são exemplo o Crescer em Saúde e o Nutrieduca dirigido a alunos e professores do pré-escolar e 1º CEB: 4º ano.
A estes, Mário Passos quer acrescentar um plano de promoção de saúde oral no concelho em conjunto com a CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, a Rede Famalicão Saudável, para fomentar a cooperação interinstitucional na área da saúde, e uma rede de postos SNS 24 no território, nomeadamente nas freguesias, que possuam, ou venham a possuir Espaços de Cidadão para ajudar nas dúvidas das pessoas com a sua saúde e oferecendo também um conjunto de serviços que permite resolver assuntos sem a necessidade de as pessoas se deslocarem ao centro de saúde ou hospital.
Igualmente importantes são as propostas para a prevenção e combate aos comportamentos aditivos, para reforçar a intervenção preventiva no contexto escolar e comunitário, consolidar e alargar a intervenção na redução de riscos e minimização de danos e promover a reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências.
No seu programa de prevenção para a saúde merece igual destaque a questão da saúde mental, sendo compromisso do candidato enfrentar o problema através da cooperação com instituições públicas e sociedade civil relevantes, tendo como finalidade a efetiva articulação no atendimento, acompanhamento e encaminhamento das situações de saúde mental e consolidar as estruturas comunitárias de apoio aos doente, famílias e cuidadores.
Programa eleitoral disponível AQUI.